CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 26 de agosto de 2008


Gente, na idade média, com a crise no sistema feudal (é, quando cada um era dono de sua terra e mandava e desmandava ali) se consolidou a criação dos estados nacionais, que é quando uma pessoa só goverva tudo, tem um sistema politico, etc. Claro que naquela epoca, isso era o rei e o pessoal lá que faziam as leis e comanvam geral, e ninguem podia dar opinião, mas era um estado agora. Enfim, quando isso aconteceu, logo aconteceu a Reforma naqueles ladões da europa. E a Reforma que qui foi? Lutero começou a achar que igreja católica tava meio errada em algumas coisas e achou que ela tava de desviando de seu real propósito, ai ele fez começou com a Reforma. Muitos estados entao gostaram a iniciativa e também participaram da Reforma. Mas ai tinha o pessoal mais conservador da igreja que resolveu que isso era um absrudo, e começaram a Contra- Reforma, pra fortalecer o catolicismo que dominada geral naquela epoca. Ai maaais uns estados se aliaram lá, entre eles, Portugal. E isso foi lá na epoca do descobrimento do Brasil. O que aconteceu entao? Lá na europa, com tudo isso, o movimento artistico/literário Barroco, tava em pleno Bum! e como portugal tava do lado da contra- reforma, trouxe isso pra cá. Os padres jesuítas que catequizavam os indios pregavam as ideologias mais convervadoras da Igreja católica aqui e pã.
Pois é, o barroco surgiu no meio e por causa dessa crisa histórica no mundo. Suas maiores caracteristicas são a contradição (o conflito entao o sacro e o pensamento secular), e os temas reliosos marcados por figuras de linguagem (leia-se hipérboles, repetições, parelelismo, etc).
O barroco refletiu tanto na poesia da epoca, como nas obras de arquitetura, nas igrejas enoooormes, super adornadas e exageradas (ve-se foto). É um movimento que gosto muito!
bjs

0 comentários: