CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sexta-feira, 1 de agosto de 2008


Voce é culpado?

A culpa é um sentimento que se apresenta à nossa consciência quando valorizamos demais nossas falhas, erros e imperfeições.
A culpa é o resultado de muita raiva guardada, mágoas reprimidas que se voltam contra aqueles que a cultivam no íntimo de seu ser. Sentir culpa é se julgar indigno, não merecedor, mau, ruim e viver transbordando remorsos e censuras. É um sentimento que corrói nossa alma e que muitas vezes nos impede de sermos quem realmente somos, de sermos felizes e gera a autopunição. Como um sentimento assim pode ser útil para nós?
Na verdade a culpa é um sentimento que não é natural ao ser humano, ela precisa ser implantada através da chantagem emocional usada por outra pessoa e aceita passivamente por nós mesmos quando nos colocamos no papel de vítima e aceitamos essa dominação. A culpa é sentimento criado para a manipulação que conforme vai sendo cultivada cria dependência do acusado pelo acusador, levando a um crescente desconforto interior e com isso a ocorre submissão. Como um sentimento assim pode ser útil para nós?
A culpa é o método mais eficaz dos manipuladores de fazer com que uma pessoa se submeta a seus desejos e caprichos. Nasce de uma exigência de algo que não queremos fazer e com isso nos leva a uma servidão dolorosa e sem sentido. Como que um sentimento que causa ódio de si mesmo, um desequilíbrio emocional e autopunição pode ser útil para nós?

Na verdade para nos livrarmos da culpa devemos nos aceitar como somos, com nossas falhas, erros e imperfeições, e simplesmente aprendermos com esses, pois, não é a culpa que nos redime, mas sim o aprendizado. Para se livrar da culpa pare de fazer qualquer coisa que anule seu livre arbítrio; pare de querer agradar demais, faça o que lhe é caro e que não causa danos a você e aos outros. Para se livrar da culpa desapegue-se do passado, pois ele não nos pertence mais. Só temos o agora, por isso se chama presente. A culpa não nos pertence por isso podemos abandoná-la a qualquer momento. O que nos pertence é o aprendizado com os erros do passado, para corrigí-los e não cometê-los mais, por isso seja auto-indulgente e pratique o autoperdão. Aprenda com seus erros, só isso. Afinal, como disse Jung: “A verdade sai do erro. Por isso nunca tive medo de errar, nem dele me arrependi seriamente”.

1 comentários:

... disse...

AH CACETA...
esse final diz tudo :/

e aqui, vc que banca o lanche :}
vc ganha mais o/

:*
♥ amovc