Didática e cultura.
hoje entendi melhor como praticamente qualquer coisa influencia na educação de alguém.
havia um aluno "problematico" na escola de familia muito humilde. ele estava repetindo pela quarta vez a primeira serie do ensino fundamental. a mãe dele estava desesperada pois não sabia o que estava acontecendo com o menino. a professora por sua vez, que foi professora desse menino em todas as vezes que ele repetiu a primeira série, afirmava que ele tinha problemas neurológicos, psicológicos, ou algo do tipo, pois ele nao aprendia de jeito nenhum.
o menino foi levado para fazer exames específicos, entrevistas com especialistas, e o diagnóstico foi: ele era absolutamente normal e perfeito. nao tinha problema algum.
mais tarde, pesquisas étnicas sobre a influencia da cultura na didática, usando esse caso como um dos objetos de estudo chegou a conclusão que o garoto nao conseguia aprender pois a professora, desacreditada que ele aprenderia, já o julgava problematico, incapaz por ser pobre e isso influenciou seu aprendizado. a pesquisa concluiu depois, que o preconceito de raça e nivel social que ja vinham na bagagem dos professores eram um dos principais causadores do péssimo desempenho dos alunos que sofriam desse preconceito.
acho que na vida em geral, não só no aprendizado é assim.
claro que tem aquela pessoas que se vitimizam por tudo, mas se alguém já te julga incapaz de algo por algum motivo especifico antes mesmo de voce tentar, isso cria uma barreira. As pessoas devem aprender a ser fortes e confiar sempre no seu potencial, porque essa situação dificilmente vai mudar um dia.
Há 2 anos
1 comentários:
ah lari, acho que tem gente que é fraca de natureza! eu sou assim!! é um defeito dificil de consertar! talvez, quando eu tiver mais velha, ou pessoas que tem o mesmo "problema" que eu, amadurecerem, isso muda! talvez nao, é assim que funciona!
Postar um comentário