CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 22 de junho de 2008


Para os homens, as mulheres parecem preferir ficar dando voltas do que ir direto ao assunto. Às vezes o homem se sente como se tivesse de adivinhar o que a mulher quer, ou ser capaz de ler a mente dela. Esse modo aparentemente vago de falar é conhecido como linguagem indireta. Esta carta de um leitor mostra bem como uma mulher pode fazer o homem se sentir:


"Minha mulher anda caprichando no discurso indireto. Ontem, por exemplo, ela estava na cozinha e me disse: 'Na reunião de equipe de hoje, minha supervisora disse... não come o salame.' 'O quê?', eu me surpreendi, 'ela disse para não comer o salame?' 'Ela não, você', respondeu minha mulher, com um tom exasperado, 'Eu não quero que você coma o salame. Vou usá-lo mais tarde.' Fiquei parado, com cara de idiota, tentando localizar a seqüência da conversa, enquanto ela continuava de onde tinha parado, me contando o que a sua supervisora lhe dissera. Ela faz isso constantemente. É capaz de desenvolver quatro ou cinco diferentes linhas de pensamento simultaneamente com a maior facilidade, enquanto eu me viro para acompanhar. Todas as suas amigas parecem acompanhar seu raciocínio, mas a mim e aos meus dois filhos isso causa tremendos danos cerebrais. Como pode uma mulher tão inteligente ser tão avoada quando fala? Hoje, enquanto levava uma cesta de roupa suja para a garagem, eu disse: 'Mais tarde vou precisar ir à loja de ferragens.' Fiquei trabalhando na garagem uma meia hora, e nesse tempo eu pus a roupa na máquina de lavar, mexi numas caixas, limpei uma prateleira e fiz uma lista de providências para a próxima semana. Quando entrei em casa ela perguntou, sem parar o que estava fazendo: 'Por quê?' 'Hein? Por que o quê?', eu perguntei. 'Do que é que você está precisando?' 'Não estou precisando de nada! Do que é que você está falando?' 'Se você não precisa de nada, por que está indo à loja de ferragens?', ela perguntou, cruzando os braços com aquela cara emburrada de '0- que-é-que-você-está-armando' que a maioria dos homens casados conhece bem. Ora, esse assunto para mim já estava encerrado há muito tempo, mas para a minha mulher é absolutamente natural retomar uma conversa interrompida há mais de uma hora, se ela achar que o assunto não foi resolvido. Acho que ela está convencida de que eu não escuto, e eu estou meio convencido de que ela está certa. Vou tentar entender mais tarde, depois que acabar o meu sanduíche de salame. Raymond Frustrado."


Quando a mulher fala, geralmente usa a linguagem indireta. Isso significa que ela insinua o que quer ou o que deduz das coisas. Quando as mulheres usam entre si a linguagem indireta, raramente há problemas - elas têm sensibilidade para perceber o real significado do que é dito. Mas essa linguagem pode ser desastrosa quando falam com os homens, que usam a linguagem direta e interpretam as palavras literalmente.

0 comentários: