A história de “A Cartomante”, conto publicado pela primeira vez em 1884 no jornal carioca “Gazeta de Notícias”, gira em torno de um triângulo amoroso. Durante todo o decorrer do texto, mas principalmente no fim, percebe-se a famosa obsessão de Machado de Assis por ciúmes.
A vítima desse sentimento é o médico Vilela, que, após anos de distância, reencontra o amigo de infância Camilo, para quem apresenta sua esposa, Rita. Desde o primeiro instante, Camilo sente-se atraído por ela. Com a convivência, os dois desenvolvem uma forte amizade. “Como daí chegaram ao amor, não o soube ele nunca”, diz o conto de Machado.
Mas o leitor sabe desde o início, quando acompanha um diálogo do casal sobre a ida de Rita a uma cartomante. Camilo zomba da superstição da menina do interior, mas ela se mostra crente nas palavras da vidente, que apenas faz previsões genéricas.
[cara, eu adoro esse conto. já li, e fiz analises dele mil vezes! é incrivel como não só esse conto, mas muitos de Machadão continuam contemporaneos atééé hoje.]
Há 2 anos
0 comentários:
Postar um comentário